czech english russian spanish portugal
Criação de aves domésticas Pintos Frangas Galinhas Galinhas poedeiras
• DOMINANT BLACK D 109 • DOMINANT BROWN D 102 • DOMINANT SUSSEX D 104 • DOMINANT BARRED D 959 • DOMINANT BROWN D 192 • DOMINANT BLUE D 107 • DOMINANT BLACK D 149 • DOMINANT AMBER D 843 • DOMINANT PARTRIDGE D 300

Galinhas poedeiras

As frangas começam a pôr ovos entre a semana 18 e 20 de idade dependentemente de circunstâncias ambientais e qualidade de criação, alimentação, iluminação etc.

Características comuns de utilidade das galinhas poedeiras DOMINANT CZ

O peso corporal de galinhas e galos de 18 semanas de idade é entre 1,4 e 1,6 kg e entre 1,9 e 2,1 kg, respetivamente. O peso corporal de galinhas e galos de um ano de idade é entre 2,0 e 2,5 kg e entre 2,7 e 3,3 kg, respetivamente.

A produção de ovos dos híbridos finais DOMINANT CZ é avaliada na Estação de Testes Internacional independente em Ustrasice, República Checa até 74 semanas de idade, em três testes diferentes. A posta de ovos de galinhas de quatro programas (D 102, D 109, D 959 a D 104) nas gaiolas clássicas foi entre 307 e 318 ovos de peso entre 57,6 e 61,3 g. O consumo de forragem é entre 140 e 148 g por ovo e o peso corporal na semana 74 de idade é entre 2,0 e 2,4 kg.

Interação de genótipo e meio ambiente

É importante para a nossa seleção e filosofia comercial aceitar o princípio dado na fórmula geral que descreve os resultados de produtividade como fenótipo (F), que é a soma de genótipo (G) e meio ambiente (M) e a interação de genótipo e meio ambiente (I (GM) ) F = G + M + I (GM).

A importância do genótipo para a produção de ovos é cerca de 40 %. Os restantes 60 % da produção final de ovos dependem das circunstâncias ambientais e da interação do genótipo e meio ambiente (nutrição, temperatura, período de iluminação na sala ou luz na natureza, condições de saúde e vacinação de bando, sistemas tecnológicos de criação e produção de ovos, circunstâncias ambientais etc.).

Recomendações comuns para os nossos programas de galinhas poedeiras

É recomendável utilizar as próprias experiências para adaptar as nossas guias comuns de gestão às situações particulares. As galinhas poedeiras Dominant CZ podem ser criadas e podem produzir ovos em condições sub-óptimas ou rurais com a condição de que recebam a forragem de boa qualidade. As mudanças súbitas de forragem possam causar o estresse psicológico que resulte em muitos problemas, inclusive a produção reduzida de ovos, problemas de saúde e canibalismo.

Ver as recomendações comuns nas guias de criação e produção em formato .pdf:

Guia Comum de Gestão de Híbridos Finais DOMINANT CZ.pdf

Guia Comum de Gestão de Reprodutores DOMINANT CZ.pdf

Direito autoral © 2008 Milan Tyller. Todos os direitos reservados.